Dicas para um cabelo mais saudável

Cuidados-pele-inverno-home
Cuidados com a pele no inverno
16 de julho de 2015
Dicas-cabelo-saudavel-home

No desejo de termos um cabelo bonito, acabamos submetendo-os a procedimentos, que muitas vezes podem danificar os fios. Os cabelos danificados são mais suscetíveis à quebra e possuem uma aparência que não é saudável. Aqui estão algumas dicas para melhorar a saúde dos cabelos.

 

Use xampu somente no couro cabeludo

Lave o couro cabeludo gentilmente com um xampu adequado para o seu tipo de cabelo e deixe-o escorrer pelos fios quando exaguá-lo. Se o couro cabeludo for oleoso, lave-o diariamente. Cabelos quimicamente tratados ou secos, devem ser lavados com menor frequência.

 

Use condicionador após o xampu

O condicionador pode melhorar a aparência de um cabelo danificado, aumentando o brilho, diminuindo a eletricidade estática e aumentando a força dos fios. Alguns condicionadores podem ter função na proteção aos raios ultravioleta (UV), que podem contribuir com o dano capilar. Evite, porém, usá-lo no couro cabeludo. O ideal é aplicá-lo no comprimento dos fios.

 

Evitar secar os cabelos esfregando-os na toalha

Envolver os cabelos com uma toalha para absorver a água e deixá-os secarem naturalmente sempre que possível.

 

Evitar escovar os cabelos enquanto ainda molhados

A não ser que os seus cabelos sejam crespos, evite escová-los enquanto ainda molhados. Deixe-os secarem um pouco para então penteá-los gentilmente, usando um pente com dentes largos.

 

Evitar usar secadores e chapinhas

Se o uso do secador de cabelo for inevitável, aplicar um protetor térmico nos fios antes de usá-lo, dar preferência às temperaturas mais frias e posicionar o aparelho cerca de 15cm do couro cabeludo.

 

Evitar amarrar os cabelos muito apertados (com rabos-de-cavalo, tranças e coques)

Quando for prender os cabelos, deixá-los sempre mais soltos. Evitar penteados que provoquem dor no couro cabeludo, pois isso pode ser sinal de uma agressão importante no folículo piloso. Em casos de tração continuada, uma perda permanente dos fios pode ocorrer.

 

Evite pintar, relaxar os fios ou fazer permanentes

Tentar retocar a raiz com um intervalo maior entre as sessões. Preferencialmente, escolher um dos procedimentos (pintar ou relaxar ou fazer permanente). Se tiver que fazer mais de um procedimento, fazer o relaxamento ou permanente primeiro e os fazer duas semanas antes de colorir os fios. É importante também usar condicionador após o xampu. Quando for se expor ao sol, lembrar de proteger também os cabelos, usando cremes com proteção solar e chapéus, para uma proteção física.