Cuidados com a pele no inverno

Dicas-cabelo-saudavel-home
Dicas para um cabelo mais saudável
16 de julho de 2015
Cuidados-pele-inverno-home

Durante o inverno, devido as temperaturas mais baixas e o clima mais seco, certos cuidados especiais com a pele podem ser importantes para previnir alguns problemas.

 

Hidrate bem a pele

Durante o inverno, as temperaturas tendem a ficar mais baixas. Para previnir o ressecamento da pele, evite banhos muito quentes e demorados e não use buchas ou outros produtos abrasivos. O uso do sabonete deve ficar restrito às partes íntimas, axilas, mãos e pés. Logo após o banho, use um hidratante no corpo todo, pois é nessa hora que a pele está mais receptiva à penetração dos cremes emolientes. Não esqueça dos lábios e dos pés. Eles podem sofrer rachaduras devido ao ressecamento da pele.

 

Beba bastante líquido

É importante a hidratação também de dentro para fora. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica.

 

Fique atento aos seus sintomas

Algumas doenças são mais prevalentes no inverno, como a dermatite atópica, dermatite seborréia, psoríase e ictiose. Caso surja alguma lesão na pele, irritação ou coceira, procure um dermatologista. Isso pode ser sinal de alguma dessas patologias ou algo mais grave.

 

Tenha uma alimentação equilibrada

Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antixoxidantes são importantes para manter a pele mais saudável e bonita. Tente introduzir na sua alimentação diária, uma quantidade adequada de proteínas, frutas, verduras e legumes.

 

Aproveite para fazer procedimentos estéticos

Principalmente aqueles que necessitam ficar afastados do sol, como peeling, laser, podem ser feitos com maior segurança nesta época do ano, já que a incidência dos raios ultravioleta (UV) tende a ser mais atenuada no inverno.

 

Use protetor solar

Mesmo em dias nublados, o uso do protetor solar é importante, pois, apesar da incidência dos raios ultravioleta B (UVB) estar menor (causando menos queimadura solar), a incidência dos raios ultravioleta A (UVA), um dos causadores do fotoenvelhecimento, continua alta . Previna-se sempre do dano solar, que pode provocar o envelhecimento cutâneo e induzir à formação do câncer de pele.